terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pudim de Claras com Baba de moça


Pudim de Claras com Baba de moça

 

O natal está pertinho, quer uma sobremesa que faça uma boa vista? Eu sugiro o pudim de claras com baba de moça. Fica bonito, principalmente se você tiver um prato bonito para coloca-lo, este não foi o meu caso como podem ver na foto, e é gostosa. O importante é não se assustar com o tamanho da receita, não é tão difícil, e você pode trocar a baba de moça por caramelo, ou outra calda de sua preferência.
 

Ingredientes do Pudim
·       6 claras

·       6 colheres (sopa) (90g) de açúcar
 

Modo de Preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (200°C). Numa tigela, bata as claras apenas até ficarem em neve. Junte as 6 colheres de açúcar, uma de cada vez, e continue batendo até a mistura formar picos firmes. Reserve.
Despeje a mistura de clara e açúcar na fôrma untada (se for fazer com caramelo caramelize a forma) e aperte delicadamente com as costas de uma colher para o doce ficar bem compacto. Sem formar bolhas de ar.

Ponha a fôrma numa assadeira redonda de buraco no meio com 25 cm de diâmetro e leve ao fogo. Encha a assadeira até a metade com água fervente e deixe o pudim assar por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, ele saia limpo e seco. Retire do fogo e deixe esfriar por cerca de 10 minutos.
 
Ingredientes para a Baba de moça
·       1 ½ xícara (300g) de açúcar

·       ½ xícara (120ml) de água

·       1 xícara (240ml) de leite de coco

·       6 gemas
 
Modo de preparo
Numa panela de aço inox ou esmalte, coloque o açúcar e a água, leve ao fogo alto e, mexendo sempre com uma colher de pau, deixe o açúcar se dissolver. Continue a cozinhar até obter uma calda grossa, semelhante a mel.
Em seguida, retire a calda do fogo, junte o leite de coco, misture bem e deixe esfriar por completo.
Passe as gemas por uma peneira, recolhendo-as numa tigela, e acrescente à mistura de leite de coco já fria.
Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até engrossar, mas sem deixar ferver para não talhar as gemas. Retire o doce do fogo e deixe esfriar.

 Montagem
Em um prato desenforme o pudim e jogue a calda já fria por cima. E felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário