terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Tarte Tatin


Tarte Tatin


 
Uma receita doce na cozinha do Castelo.

Bem, eu ouço muito dizer que esta receita é muito fácil, mas fui assistir o Masterchef France, e... não é tão fácil assim. Porém como a vontade era grande e vai saber se existe por aqui alguém que venda Tarte Tatin, então resolvi arriscar.
 

Ingredientes
Massa
·       70g de açúcar
·       200g de farinha
·       125g de manteiga
·       1 ovo
 
Recheio
·       100g de manteiga
·       200g de açúcar
·       maçãs até preencher bem a forma cerca de 1kg (usei a fugi que é a que eu mais gosto)
Massa

Misture o açúcar, a farinha e adicione a manteiga cortada em cubinhos. Incorpore todos os ingredientes até que tenha a textura de uma farofa. Então acrescente o ovo. Misture bem até que a massa fique lisa e uniforme, e não grude nas mãos. Se necessário vá acrescentando um pouco mais de farinha até que a massa desgrude das mãos. Reserve.

Recheio

Descasque as maçãs, corte-as em quatro e reserve. Forre o fundo de uma forma redonda com a manteiga em cubinhos e o açúcar, leve ao fogo e deixe caramelizar um pouquinho. Acomode os as maçãs, com a parte curva em contato com o açúcar. Faça uma primeira camada e depois sobreponha com o restante das maçãs.
Leve a forma em fogo baixo até que as maças fiquem cozidas e carameladas, sempre checando a consistência do caramelo (cuidado para não queimar). Quando estiver dourado e começando a engrossar, desligue.

Montagem

Abra a massa em uma espessura de mais ou menos meio centímetro e cubra as maçãs.
Leve para assar em forno pré-aquecido, aos 240 graus, por cerca de 25 minutos.
Ao retirar do forno, deixe a esfriar um pouco. Se necessário antes de desenformar, esquente rapidamente no fogo baixo o fundo da forma para que o caramelo desgrude.

Desenforme e sirva a torta ainda quente.
Fica ótima acompanhada de sorvete.

 Obs: Parece que no final deu tudo certo, pelo menos ficou gostosa e acabou logo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário