segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

E não sobrou nenhum


E não sobrou nenhum.

Agatha Christie



“Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;

Um deles se engasgou, e então sobraram nove.



Pensou consigo:

É horrível – exatamente como n´s aqui esta noite...

Por que motivo Anthony Marston desejara morrer?

Ela não queria morrer.

Não podia conceber a idéia de querer morrer...

A morte era – para as outras pessoas...”



Livro da Agatha Christie onde não aparecem os seus famosos detetives: Hercule Poirot e Miss Marple. Trata-se de um livro de mistério onde oito personagens que não se conhecem são convidados por um personagem misterioso que ninguém conhece, nem se lembra de tê-lo visto alguma vez, para passar um final de semana em uma ilha, lá encontram cuidando da casa um mordomo e sua esposa, a governanta, somando assim, dez pessoas como em um poema infantil sobre dez soldadinhos, que, diga-se de passagem, cada quarto tem uma cópia deste poema. Esta é a única casa da ilha, não há mais ninguém na ilha, de tempos em tempos um barco vai até a ilha para levar mantimentos ou transportar pessoas, logo após o desembarque estas pessoas ficam isoladas do resto do mundo sem poder sair.

Lá descobrem que o senhor Owen, que os convidou não está, e não se sabe quando ele chegará, bem, eles se instalam e a noite com todos reunidos, obedecendo a instruções de seu patrão o mordomo coloca um disco para tocar onde tem uma gravação fazendo acusações de assassinatos aos seus convidados incluindo o mordomo e sua esposa, cada um começa a se defender, afinal nenhum foi condenado por essas mortes. Até que um deles após beber um drink morre, será um suicídio? Assassinato? E a semelhança com os versos do poema? Uma curiosidade é que em uma mesa da sala há dez soldadinhos de porcelana e após cada morte que acontece um soldadinho é retirado da mesa, não se sabe por quem.

Livro tenso que deixa o leitor curioso até o fim, para saber quem é o assassino e qual a sua motivação. E que mente maligna planeja assassinatos em cima de um poema infantil? Uma história excelente, que diferente de outros livros da Agatha que eu li, este não tem um detetive, bem o detetive é o leitor. Dizem ser impossível para o leitor descobrir quem é o assassino, antes de ser revelado claro, eu até depois de certo tempo estava indo no caminho certo, mas depois tem um acontecimento X que tirou o meu chão e assim não cheguei a conclusão alguma.



Adaptações cinematográficas e para TV



Este livro teve várias adaptações para o cinema e tv, além de ter sido inspiração para outras histórias. Dentre elas destaco dois filmes que assisti e podem ser encontrados no youtube.



O Vingador Invisível de 1945

Filme estadunidense








O Caso dos dez negrinhos 1987

Filme russo




Humana D.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário