terça-feira, 20 de outubro de 2015

Livro: Condessa de Barral


Condessa de Barral

Da autora Mary del Priore

“Em sua época, a maioria das mulheres vivia como mera sombra dos homens. Ela, no entanto, ignorou esse costume – e muitos outros. Seu pai prometeu sua mão (e todo o resto) para um amigo de infância. O que ela fez? Não deu a mínima e se casou com outro homem. Mais tarde, quando se deparou com o grande amor da sua vida, D. Pedro II, a condessa de Barral continuou a surpreender os que estavam à sua volta.”(trecho da orelha do livro)

 Eu comprei este livro, não sei a quanto tempo, em uma feira do livro naquelas bancas de saldão (três livros por 10 reais), eu não sabia nada a respeito deste livro, ou de sua autora ou mesmo da biografada Condessa de Barral. Todavia, como estava (ainda estou) em uma fase que desejo ler livros sobre história (romanceados ou não), em especial sobre história do Brasil imaginei que este livro poderia ser uma boa aquisição. Eu estava certa.

 

E este livro me surpreendeu positivamente. Para começar pela escrita da autora que flui muito bem que é difícil parar de ler e depois por conhecer alguém da história do meu país que não fazia nem idéia de sua existência.

Segundo a autora Luísa Margarida Portugal e Barros, a Condessa de Barral, foi amante do Imperador D. Pedro II por mais de 30 anos. O mais interessante neste livro é que a autora não se limita a apenas contar sobre a relação da Condessa com o Imperador como poderia sugerir a capa do livro (Condessa de Barral, a paixão do imperador), Mary del Priore nos conta desde antes de Luísa nascer, sobre a vida de seu pai, as relações políticas tanto do Brasil como da França onde foi educada e passou os últimos anos de sua vida.

Luísa era muito liga as etiquetas sociais, mas também muito espirituosa e hábil na arte da conversação. O pai queria que ela se casa-se um amigo dele, mas Luísa não acatou tal decisão casando se com quem deseja o francês Conde de Barral.

 Acredito que seja melhor parar por aqui e deixar que caso haja interesse na leitura deste livro que o leitor descubra por si mesmo. Boa leitura!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário