quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Meia Luz

A Meia Luz

Filme de 1944 dirigido por George Cuckor, baseado na peça teatral de Patrick Hamilton de 1938, com o título original de Gaslight, no elenco Charles Boyer, Ingrid Bergman e Joseph Cotten.
A Meia Luz é um filme noir com suspense psicológico onde todo o cenário, o jogo de luz, sombras e a trilha sonora dialogam com o filme, ora intensificando a tensão, ora suavizando para que o espectador tenha um respiro.
A história logo de início nos apresenta o assassinato de uma cantora de ópera, crime este que a polícia não tem nenhuma pista o assassino, assim o caso parece sem solução. Esta cantora tinha uma sobrinha órfã adolescente, Paula, que após a morte a tia é vai viver na Itália com um amigo da família. Anos mais tarde Paula se apaixona por seu professor de piano, eles se casam e seu marido a convence a voltar a Londres. E o clima já começa ficar tenso já na chegada do casal a casa da tia que esteve fechada desde o crime. Neste ponto o espectador começa a ficar intrigado, pois devido a certos acontecimentos a inocente Paula começa a duvidar de sua sanidade, o seu marido começa a apontar nela tendências cleptomaniacas, perder objetos, esquecer detalhes de alguns acontecimentos, lugares, ouvir barulhos pela casa que ninguém mais ouve. Além de tudo isso, sua tinha um tesouro em jóias muito famosas que ninguém sabe onde foram parar.
O clima deste filme é claustrofóbico, tenso. Incrível a transformação de Paula ao longo do filme, da mocinha inocente, feliz e apaixonada à uma mulher perturbada, beirando a insanidade real, muito bem realizada por Ingred Bergman que não foi a toa que recebeu o Oscar por esse papel. Ressalto também o personagem do marido que no decorrer o filme vai deixando pistas quanto a sua obsessão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário